Meu 1º Betta

Peixe beta, também conhecido como Betta splendens ou peixe de briga siamês é considerado como o mais belo peixe de água doce. Juntamente com o peixinho dourado, está entre as espécies de peixe ornamental mais comuns, pois exige menos cuidados, são incrivelmente resistentes e baratos.

Aqui você vai aprender como cuidar do seu beta, qual a alimentação adequada, o aquário ideal e muito mais!

Cuidados – Qual a Alimentação mais Saudável?

Peixes Betta (macho e fêmea) adoram se alimentar de comida viva como larva de camarão, larva de mosquito, Daphnia (pulga dágua) etc. É esse tipo de comida que eles encontram na natureza.

Mesmo que você use ração de qualidade como a Tetra e Sera é importante dar alimentos vivos ao menos uma vez por semana. Você pode comprar artêmias salinas em algumas lojas de aquarismo ou até usar larva de mosquito.

Quantas vezes por dia alimentar? – Nós recomendamos alimentar seus bettas adultos, uma vez por dia e filhotes duas vezes. Você também pode alimentar os seus adultos duas vezes por dia, mas corte a quantidade de alimentos pela metade. Betas são peixes forte que conseguem passar dias sem comer e você não quer bettas obesos, quer?

Qual a quantidade de comida? – O ideal é dar a quantidade de ração que seja consumida totalmente em no máximo de 2 minutos. Comida em excesso cria bactérias na água, deixando seu peixe doente. Por isso não deixe que sobras fiquem no fundo do aquário para não poluir a água.

Aquário ideal para criar seu Beta?

O Peixe Betta pode ser criado em aquários pequenos, mas não minúsculos. Eles precisam ter espaço para abrir suas caudas sem encostar no vidro. O aquário do peixe-beta precisa de termostato, mas nem sempre de filtro de oxigênio. A capacidade de água não deve ser menor do que 3 litros sendo 5 litros ou mais a ideal. Não se esqueça de comprar um aquário com tampa. Além das diversas vantagens como reduzir a evaporação da água e proteger de poiera, os Betas são peixes saltadores e costumam pular para fora do aquário.

Como Limpar sua Beteira?

Você deve fazer a limpeza do tanque do seu peixinho a cada 10 ou 15 dias, dependendo do tamanho do mesmo (quanto maior, mais tempo leva para limpar).. A dica é trocar só metade da água para evitar choques de temperatura e mudanças de PH. O primeiro passo para iniciar a limpeza é separar metade da água que já estava no tanque e armazená-la em um recipiente.

1 – Remova seu Betta utilizando um pote não muito pequeno.

2 – Coloque-o no recipiente onde você armazenou metade da água do aquário.

3 – Limpe a beteira, lavando os vidros e todos os enfeites.

4 – Coloque seu peixe de volta junto com toda a água que estava armazenada no recipiente.

Posso colocar meu Betta com outros peixes?

Uma das perguntas mais frequentes é o que acontece se você colocar peixe betta com outros peixes. Ao contrário da crença popular, existem alguns companheiros de aquário apropriados, mas achar peixes compatíveis é difícil. Normalmente, eles tem problemas até com as fêmeas da própria espécie. Eles podem ser mantidos juntos por um tempo para a reprodução, mas a fêmea deve então ser levado para fora do tanque.

Aquário comunitário de beta como outros peixes (tetra, neon, danio etc)

Nunca abrigar dois ou mais Bettas machos juntos. Eles são chamados de peixes de combate por uma razão. Bettas fêmeas devem ser mantidos em grupos de três ou mais, uma vez que as fêmeas também são territoriais e pode querer estabelecer o domínio sobre as outras, por isso os números ímpares são sempre melhores. Bettas machos podem ser alojados com os peixes que possuem requisitos de temperatura e qualidade da água tropicais similares. Peixes Betas podem implicar com outros peixes que são coloridos ou têm barbatanas longas, como Guppies ou Mollies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima